© 2015  por Dra. Josi Pimentel.

  • whatsapp
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram
Nutrição Funcional

Que seu alimento seja seu medicamento e que seu medicamento seja seu alimento, já dizia Hipócrates.

Esta frase define exatamente o que a nutrição funcional aborda: usar estratégias alimentares para promover ou manter a saúde. Esta abordagem consiste em selecionar alimentos com densidade de nutrientes adequada às necessidades nutricionais diárias de cada um, levando sempre em conta a interação de todos os sistemas do corpo.

Para maior assertividade na prescrição, são utilizados instrumentos como exames bioquímicos laboratoriais, testes genéticos, testes alergenos e avaliação clínica com prevalência soberana, afinal o que mais importa é o que você está sentindo.

Nutrição Funcional

A Nutrição Clínica Funcional possui cinco princípios básicos: a individualidade bioquímica, o tratamento centrado no paciente, o equilíbrio nutricional e a biodisponibilidade de nutrientes, a saúde como vitalidade positiva e as interconexões em teia de processos bioquímicos que engloba: os desequilíbrios nutricionais, estruturais e hormonais, o estresse oxidativo, a ecologia gastrintestinal, a destoxificação do organismo, as alterações imunológicas e a interação corpo-mente.

Fitoterapia

É a utilização de plantas para o tratamento de doenças.
Todo produto farmacêutico, seja extrato, tintura ou cápsula, que utiliza como matéria-prima qualquer parte de uma planta com conhecido efeito farmacológico, pode ser considerado um medicamento fitoterápico.

Suplementação Clínica

e Esportiva

Os suplementos nada mais são que elementos químicos como vitaminas, minerais e aminoácidos que complementam a alimentação.

Geralmente são consumidos por pessoas com alguma carência nutricional ou por praticantes de desportos que precisam repor as perdas nutricionais durante suas atividades, ou mesmo, para melhorar o desempenho físico do mesmo.

É importante salientar a importância de uma prescrição nutricionista para a ingestão de suplementação.

Não utilize nenhum tipo de suplemento ou medicação sem a correta indicação de um profissional habilitado.