© 2015  por Dra. Josi Pimentel.

  • whatsapp
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram
Acompanhamento Pré e Pós Bariátrico

A avaliação nutricional no pré-operatório de cirurgia bariátrica tem como objetivo orientar o paciente quanto as implicações nutricionais inerentes ao pós-operatório e a necessidade de adesão ao acompanhamento pós-operatório para o sucesso da cirurgia.

 

Pré Operatório da Cirurgia Bariátrica

Esta fase corresponde a preparar o paciente para a cirurgia bariátrica, reduzindo o peso quando necessário, e melhorando o perfil lipídico e glicemia, além de proporcionar um bom aporte nutricional. Melhorando também o déficit nutricional, quando existente.

 

Pós Operatório Imediato Cirurgia Bariátrica

Nesta etapa, acompanhar a evolução dietética com os objetivos de recuperar e otimizar a cicatrização pós-operatória, garantindo o aporte de vitaminas, minerais e proteínas. 

 

Pós Operatório Tardio da Cirurgia Bariátrica

 

Por fim, o pós-operatório tardio tem o objetivo de melhorar hábitos alimentares, incluir novos alimentos que antes eram restritos para dar suporte à melhora da performance e ganho de massa muscular.

Nesta fase também é feita a verificação de horários da alimentação para aperfeiçoar a absorção de suplementos e realizamos a observação da interação medicamentosa e alimentar.

Assim verificamos a necessidade de reduzir a carga glicêmica da dieta para proporcionar melhor perda de peso e manutenção, evitando o reganho de peso.

Desta forma, a Dra Josi será responsável pela avaliação qualitativa e quantitativa da alimentação do paciente submetido a cirurgia bariátrica, auxiliando-o na adequação da alimentação, e respeitando suas condições clínicas, psicológicas e metabólicas.

 

Objetivos a serem alcançados

  • Qualidade de vida

  • Mudança de atitude e estilo de vida.

  • Iniciar hábitos saudáveis

  • Reeducação alimentar.

 

Fome X Vontade

Durante esse processo você deverá saber diferenciar a fome fisiológica e as vontades dos alimentos.
A nova bolsa gástrica possuirá uma capacidade limitada, fazendo com que você se satisfaça com pouca quantidade de alimento.
Sempre procuramos fazer com que sua dieta seja o menos monótona possível.
As restrições alimentares serão passageiras e devem ser respeitadas para o sucesso da sua cirurgia.